sábado, 29 de setembro de 2012

BOM DIA!





quinta-feira, 27 de setembro de 2012

JESUS CRISTO


Uma preocupação desnecessária ronda o nome de Jesus Cristo: o casamento. De tempos em tempos surgem indagações sobre se Jesus era solteiro ou casado; e se Maria Madalena seria sua esposa. Solteiro ou casado, com Maria Madalena ou com quem quer que fosse nada mudaria a santidade e a missão de Jesus Cristo na terra. Entretanto, sensacionalistas e especuladores estão sempre prontos a espalhar boatos sobre a questão.

Nesta semana surgiu mais uma "prova" de que Jesus seria um homem casado, e com Maria Madalena. Um papiro do século IV, divulgado pela professora norte-americana Karen King, é o centro dessa polêmica que, entretanto, já foi refutado pelo Vaticano como documento falsificado.

A única coisa que pode ser lido no papiro é a frase em copta, a lingua dos antigos cristãos, "Jesus disse para eles. Minha esposa ...". 

Sinceramente, sempre tive simpatia por Maria Madalena! Creio em Jesus, o Cristo; mas me fascina também o Jesus histórico, o ser humano especial que viveu numa época em que as dificuldades de comunicação eram imensas e mesmo assim suas palavras ainda fazem eco, mesmo tendo passado mais de dois mil anos.

Se descobrirem algum documento antigo que prove que Jesus foi casado, com ou sem o aval do Vaticano, eu continuarei amando-O como Cristo e O admirando como Jesus.

NOTA: Jesus, também chamado de Jesus de Nazaré, é a figura central do cristianismo. Para a maioria dos cristãos Jesus é Cristo, a encarnação de Deus e o "Filho de Deus", que teria sido enviado ao mundo para salvar a humanidade. Acreditam que foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, mas muitos estudiosos acreditam que depois de morto, Jesus foi ao paraíso, pois foi o que Ele disse em Lucas 23:43 e ressuscitou no terceiro dia (na Páscoa). Para os adeptos do islamismo, Jesus é conhecido no idioma árabe como Isa (عيسى, transl. Īsā), Ibn Maryam ("Jesus, filho de Maria"). Os muçulmanos tratam-no como um grande profeta e aguardam seu retorno antes do Juízo Final. Alguns segmentos do judaísmo o consideram um profeta, outros um apóstata. Os quatro evangelhos canónicos são a principal fonte de informação sobre Jesus.
Embora tenha pregado apenas em regiões próximas de onde nasceu, a província romana da Judeia, sua influência difundiu-se enormemente ao longo dos séculos após a sua morte, ajudando a delinear o rumo da civilização ocidental.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

MADRUGADAS





Uma madrugada em Brasília
São as madrugadas companheiras de poetas e existencialistas; eles por terem o sono brando despertam em horas incertas e se põem a pensar. Quem sabe são esses pensamentos que os mantêm vivos ou, talvez, lhes dêm a certeza que vivem. Certo é que, são as madrugadas a fonte inspiradora da produção intelectual, quizá, também dos filósofos.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

FILOSOFIA

Quem gosta de Filosofia? parece-me que quase ninguém; assim como também nem ouviram dela falar. Nas escolas, no nível básico, ela não deixou saudades. Mas, por que? quem sabe por ter sido tão maltratada, tão mal comunicada; quiça os alunos tiveram informações precárias, sobre uma filosofia fragmentada ditadas de livros básicos. Houve um tempo que nem mesmo professores de filosofia existiam nas escolas brasileiras. Filosofia? qualquer um leciona!

Foto no Parthenon, em Atenas, Grécia. 
Copyright by Irapuan Teixeira


Essa precariedade da escola no Brasil fez amortecer, convenientemente, o impulso questionador que a Filosofia insuflaria no alunado.

E a escola atual? E a Filosofia hoje? continuam, convenientemente, amordaçadas. 

É por isso que quando encontro alguém interessado em estudar, não posso me conter em entusiasmá-lo cada vez mais a buscar o conhecimento filosófico, que certamente o despertará para querer saber, sempre, o porquê de todas as coisas.

O ensino da Filosofia deveria preceder qualquer curriculum escolar; se assim fosse, teríamos um povo mais questionador; com melhor conhecimento lógico e com ânsia de querer desocultar a verdade.

Isso, certamente, não seria conveniente àqueles que se instalam no poder e lá desejam permanecer sem serem incomodados.

A Filosofia incomoda, e muito!

P. S. Meus parabéns a Enfermeira Mônica Bif, e ao seu gosto pela Filosofia, que poderá ser constatado ao lermos o  Blog da Mônica  

domingo, 23 de setembro de 2012

YOKO ONO CONTRA O HYDROFRACKING

Yoko Ono, apesar da idade, continua sendo ativista política; desde a época em que seduziu John com seus protestos e sua maneira excêntrica de ser, até hoje, continua sendo coerente em tudo o que faz. 

Numa aparição relâmpago na TV, desta vez com o filho Sean (veja vídeo abaixo), Yoko trouxe ao mundo uma preocupação que estava escondida do público: a extração de gás natural através de perfuração hidráulica. 

A perfuração de xisto de gás usa um alto volume de fraturamento hidráulico - conhecido como hydrofracking, ou fracking - e o processo usa milhões de litros de água tratada quimicamente para explodir e abrir depósitos de gás de xisto, ricos no subsolo. 

Para se fazer ouvir pelas autoridades e tentar abortar esse projeto Yoko conseguiu reunir grandes nomes da área artística, entre os quais, Paul McCartney, Ringo Star, Lady Gaga, Leonardo Di Caprio, Anne Hathaway, Uma Thurman, entre outros, e fundou a organização Artists Against Fracking, que condena a prática do hydrofracking.

O próximo passo da organização é tentar junto ao Governador Andrew Cuomo a proibição das perfurações e Yoko, juntamente com  Mark Ruffalo, que há muito tem sido uma voz sobre o assunto, já solicitaram reunião para discutir a questão.

Em carta enviada ao Governador Cuomo na segunda-feira, Ono e Lennon chamam o fracking  de "perigo para os nova-iorquinos". 

"Inevitavelmente, o processo leva à liberação de produtos químicos tóxicos - muitos dos quais são desconhecidos em nosso ar e água", eles escreveram; e acrescentam: "É uma ameaça direta à saúde pública e às famílias e comunidades."

 Ono disse que está confiante de que o governador os apoie.
 
"Eventualmente a lógica vai superar tudo", disse ela. "Lógica e amor." 


 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

RESPEITO E AMOR PELA TERRA EM QUE SE VIVE

Somente um povo educado, consciente da sua cultura, conhecedor da história da sua terra; um povo aguerrido, leal e companheiro, é que estaria perfilado para cantar o hino do seu estado, como o que presenciamos no vídeo abaixo.

É por isso que no Brasil inteiro o gaúcho é conhecido por amar o chão que vive, que cultiva com o suor do seu trabalho e que defende, se preciso for, com a própria vida. 

Este vídeo é um dos tantos em que se pode testemunhar a demonstração de amor e respeito dos gaúchos pelo Rio Grande do Sul:





 
Luiz Marenco


HOMENAGEM AO RIO GRANDE DO SUL

A melhor homenagem ao Rio Grande do Sul e aos gaúchos é o Hino do Rio Grande do Sul, executado pelo coral e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), regência de Isaac Karabtchevsky.
 
O Hino Rio-Grandense é o hino oficial do estado do Rio Grande do Sul. Tem letra de Francisco Pinto da Fontoura, música do Maestro José Joaquim de Mendanha (que por sinal era prisioneiro de guerra e Mineiro de Vila Rica - atual Ouro Preto)) e harmonização de Antônio Corte Real.


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

QUE HOMENS SÃO ESSES?

Que homens são esses que fogem a luta...
Que homens são esses que nada respondem... Que calam verdades...
Que homens são esses que têm o dever de fazer o bem mas só fazem o mal... 
Quero esse Pampa semeando bondades...
Quero essa terra ao alcance das mãos...

 
Cezar Passarinho

terça-feira, 18 de setembro de 2012

JUAN DARCY

Com música, e com Nelson Gonçalves, presto uma homenagem à meu pai, que estaria de aniversário nesta semana Farroupilha. Boêmio, de tempos idos, ele foi também um norte em minha vida. Jornalista, Radialista, Gaudério dos Pampas, daqueles que ostentavam no peito, manuscrito em camisetas, "o Rio Grande é meu País", talvez tenha nascido em 18 de setembro para não ficar longe das comemorações da semana de sua "pátria".

Juan Darcy, nome artístico com que ficou conhecido quando músico e, também, nos tempos do rádio, com seus programas gauchescos e outros mais, destacando-se "Luta Humana"; cinco minutos de conversa com os ouvintes ao meio dia em que ele convocava a população da cidade de Canoas à prestar, em forma de doação de mantimentos, auxílio às crianças necessitadas. Era esse programa que mantinha na Vila Mathias Velho uma casa para refeição de crianças carentes; e Juan Darcy, de bicicleta, levava todos os dias os mantimentos para que fosse preparada àquela que talvez fosse a única refeição para as crianças abandonadas e/ou desabonadas.

Uma longa história de vida, na verdade 82 anos de existência, que certamente deixaram marcas, de uma forma ou de outra, na vida de muitas pessoas.

Feliz aniversário gaúcho desse Rio Grande amado e que o Patrão Velho lá de Riba o tenha acolhido conforme tu mesmo preconizastes.

Eis minha homenagem:

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

domingo, 16 de setembro de 2012

A CASA DA ÁRVORE

Mariana na casa da árvore
Sorrisos são gratuitos, distribuidos quando se está feliz e endereçados a quem interessar possa; à quem sentir-se contagiado, deixando-se misturar nessa alegria existencial que é a vida!

Viver é, pois, encantar-se pela natureza e dela fazer parte, incondicionalmente.

Mais uma vez volto a falar da minha prole, através de fotos, intimismo incomum nas postagens anteriores, para destacar a beleza do existir livre, da graça de Ser e da felicidade ingênua, pura, ilibada, de estar-se criança. 

É assim que desfrutamos a vida e saboreamos a existência: tudo com gosto de quero mais; sabendo que o amanhã nos trará, sorridente, o Sol de um novo dia, para que possamos vivencia-lo na sua plenitude e beleza.

Uma casa na árvore é o sonho de toda criança, quiçá de muitos adultos; transformar esse sonho em realidade é coisa rara face as dificuldades cotidianas e o mundo tecnológico e frenético em que se vive. Presenciamos o sonho das possibilidades demonstrados pela internet e saboreados apenas pelos olhos. 

Mariana na varanda da casa da árvore
As cidades engoliram sua casas e edificaram-nas umas acima das outras; hoje escalamos andares sem possibilidade de escalarmos montanhas, que vêm abaixo pela fome voraz e mercantilista do mercado imobiliário. 

Amontoam-se caixotes cimentados e herméticos, chamados de locais de moradia, onde a vida é sufocada e amordaçada desperdiçando-se a alegria do viver.

Possibilitar o sorriso de criança, expansivo e natural, é dádiva concedida pela existência feliz, harmônica, plena da graça Divina.