terça-feira, 14 de julho de 2015

RELEMBRANDO...

Relembrar faz parte da existência do homem; viver somente olhando para a frente pode ser que tropecemos em alguma pedra; viver somente o presente certamente nos faltará informações, orientações e ensinamentos. Olhar para trás, com o devido cuidado, não é pecado mortal. Assim, pois, é que algumas vezes me surpreendo absorto em pensamentos e não raro conversando com fatos de um tempo.

Wandinho Souza
Advogado/Juiz de Paz

Hoje a chuva cai torrencialmente, o barulho que faz no telhado "onduline", um reciclado que auxilia o futuro, lembrou-me as chuvas de Divinópolis, na cobertura que me foi cedida pelo amigo e ex-colega de cátedras Wandinho Souza, através da sua imobiliária, e que me proporcionou as reflexões que eram necessárias à minha existência naquele tempo.

Pois, com a chuva e a lembrança de Divinópolis, a mente caminhou naquela direção a numa fila indiana foi cumprimentando os amigos que lá se consubstanciaram, e que lá ficaram... Desses tantos, muitos também ex-alunos, ainda perduram os especiais, graças a essa tal de invenção tecnológica tão admirada pelos solitários: A internet! 


Adriana Ferreira - Advogada
E nessa linha senoidal do pensamento, no vai-e-vem das lembranças, Adriana Ferreira surgiu no abraço da saudade. Ela é uma advogada mineira, ainda morando na saudosa Divinópolis, cidade que adora e que hoje tem 228.643 habitantes. Não é mais a cidadezinha em que me "refugiei" por alguns anos, vindo da França e com muitas interrogações existenciais para resolver. Paris tinha sido uma festa, mas as festas acabam e a próxima exigiria uma intensa reflexão sobre o que fazer? Claro, sempre temos um que fazer(?) em nossas vidas e Divinópolis foi o acaso que me proporcionou um tempo para refletir; e foi lá, também, que conheci Adriana, uma verdadeira amiga que despojada de qualquer interesse financeiro auxiliou-me em um dos meus mais ousados projetos daquele momento: Defender uma tese de Doutorado numa Universidade Norte-americana. 

Por que ousado? Porque, parafraseando Marine Le Pen: "eu não falo Inglês; sou brasileiro"! 

Marine Le Pen - Deputada
Marine Le Pen, que hoje está com 46 anos e é uma das 100 pessoas mais influentes no mundo, por ironia segundo a Time, afirmou à mesma revista: "Ah não, eu não falo Inglês! Eu sou francesa." E concedeu a entrevista solicitada pelos ingleses no seu idioma, o Francês. 

Marine, é uma direitista que admiro muito; a conheci em uma viagem oficial quando estava na ativa do Parlamento Brasileiro, ela ainda não tinha sido eleita; hoje é deputada e ocupa uma cadeira no parlamento europeu.  

Adriana também gosta muito do idioma Francês e eu fui contagiado pelos antigos súditos de Napoleão em função de um nacionalismo que sempre admirei. Nas diversas vezes que andei pela França não cansava de observar a beleza daquelas bandeiras em todos os prédios públicos; coisa bem diferente do Brasil, pois nem mesmo nas Embaixadas a bandeira está presente como deveria; a desculpa é que pode sujar. 

Verdade! 

Foi a desculpa que recebi ao censurar um funcionário de uma Embaixada do Brasil em uma de minhas viagens. 

Por que a Bandeira do Brasil não está hasteada? 

Pode sujar, foi a resposta.

Enfim, somos tão peculiares...

Minha amiga não só auxiliou-me na tradução da Tese como envolveu também sua irmã, a novaiorquina Andrea Ferreira. 

Trabalho perfeito! 

Depois Adriana consolidou-se como, além de amiga, uma auxiliar importantíssima nas traduções para a Revista da FADOM, que eu editava pelo Centro de Pesquisa e Pós Graduação - CEPPE, no qual fui Diretor Acadêmico por alguns anos. Todos os "abstracts" daquela revista foram trabalhos da incansável Adriana, alem das outras atribuições que tinha.

Asim é que, os amigos nos servem e nós servimos à nossos amigos. Bonita frase, mas não é assim. Alguns amigos são especiais, outros muito especiais e portanto, para esses amigos, deveremos ser especialíssimos pois gentileza se devolve com mais gentileza. É somente neste aspecto que eu concordo com "olho por olho e dente por dente".

Àquele tempo se foi, mas por ter sido especialíssimo eu olho sem medo para trás.  

Portanto, faço minha reverência aos amigos de sempre, em especial, agora, aos divinopolitanos, e em particular à Adriana Ferreira.

Longue vie à mes amis!

Nenhum comentário: