segunda-feira, 7 de março de 2016

RESGATE HISTÓRICO - A 2ª GUERRA

Entre tantos homens que lutaram e morreram na 2ª Guerra Mundial, alguns deles, posteriormente, se destacaram como personalidades famosas:
Desses destaquei 10 reconhecidos atores e que apresento com as informações pesquisadas por André Luiz, ex-militar do Exército, que estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra:
 Lee Marvin 
1. Audie Murphy – Ator – alistou-se na infantaria estadunidense aos 18 anos e participou ativamente de 9 campanhas na África, Sicília, Itália, França e Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
2. Lee Marvin – ator – Alistou-se na Marinha dos Estados Unidos em 1943 e lutou no Pacífico sul, sendo ferido na Batalha de Saipan. Foi condecorado com a Purple Heart, por ser ferido em combate.
3. Charles Bronson – Ator – Foi artilheiro de Cauda e instrutor de tiro na USAAF durante a Segunda Guerra. Ele completou 25 missões e foi premiado com a Purple Heart.
4. Ernest Borgnine – ator – Foi artilheiro da Marinha entre 1935 a 1945, servindo ao Exercito Estadunidense no Pacífico Sul durante a segunda Guerra Mundial.
5. Clark Gable – ator – Foi artilheiro avião B-17. Graduado como segundo-tenente pela Escola de Oficiais em Miami. Adolf Hitler era fã de Clark Gable e, ao saber que fora enviado para a Europa, ofereceu uma grande recompensa a quem conseguisse capturar o ator e levá-lo vivo ao Führer.
6. Henry Fonda – ator – Serviu a Marinha dos estados unidos como contramestre de terceira classe no Pacífico Sul. Depois foi promovido a Tenente Júnior. Antes do embarque ele já havia atuado em mais de 20 filmes.
7. Charlton Heston – Ator – Em 1944, largou os estudos e se alistou na USAAF, serviu como operador de rádio de bombardeiros B-25 nas Ilhas Aleutas. Atingindo a patente de sargento e nesta mesma ilha e período, se casou com uma colega de faculdade.
Jack Palance
8. Jack Palance – ator – Serviu aos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial como piloto de bombardeiros.
9. Paul Newman – Ator – Serviu na Marinha dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial no teatro do Pacífico. Desejava ser piloto, mas por ser daltônico, recebeu uma formação complementar como um operador de rádio e artilheiro. Voou como um artilheiro de torre num bombardeiro. Como um operador de rádio-artilheiro, ele serviu a bordo do USS Bunker Hill durante a batalha de Okinawa, 1945.
10. Mickey Rooney – ator – serviu ao Exército dos Estados Unidos, na Europa. Rooney foi treinado para ser um franco atirador, mas foi designado para dar reforço moral ao longo das linhas de frente.

Nenhum comentário: